sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Protocolo e a Inauguração do Sr. Presidente

No passado Domingo, dia 16, o Presidente do Município deslocou-se Canidelo para assinar o protocolo para a Requalificação do terreno anexo ao Campo de Jogos de Futebol da Freguesia, chamado de Complexo Desportivo de Canidelo e para inaugurar a Requalificação da Rua Manuel Marques Gomes. Ficamos a saber que a freguesia terá mais um equipamento desportivo, para a pratica do futebol. Azar dos jovens que não praticam futebol que se vêem obrigados a procurar noutras freguesias as condições para praticar as suas modalidades preferidas.Já em relação à requalificação da Rua Manuel Marques Gomes, ficamos a saber que, afinal, só o troço aberto ao transito automóvel é que foi requalificado, ficando esquecido o troço final da rua, cerca de 150 metros, destinado a peões, junto à Capela de S. Paio e ao Jardim de Infância, por onde passam diariamente dezenas de pessoas, entre estas idosas e crianças, com destino às Instituições referidas. De referir que o estado actual do piso deste troço da rua, está em mau estado devido às obras de requalificação, agravando-se em tempo chuvoso.Convém referir que o milhão e sessenta e cinco mil euros gastos nas obras eram para toda a rua e não somente para o troço requalificado, daí não se compreender a exclusão do troço atrás referido.
Esta inauguração, para não fugir à regra, foi realizada sem que a obra esteja totalmente acabada, faltando alcatroar parte da rua, fechar o acesso à Quinta e retirar o poste de alta tensão, que ficou no meio do passeio.


Senhor Presidente, quando é que vem a Canidelo assinar o protocolo de outros equipamentos sociais importantes para a Freguesia, nomeadamente da Creche prometida há 3 anos?

INAUGURAR O QUÊ? ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE

Contrariamente ao que é anunciado pelo Município de Gaia, não se vai inauguração a requalificação da Rua Manuel Marques Gomes, mas somente e, apenas, de um troço da Rua, que vai ficar aberto ao trânsito automóvel.A outra parte, cerca de 150 metros, destinada a percurso pedonal, no fim da rua, junto à Capela de S.Paio, não só não foi requalificada, como encontra-se em mau estado.O argumento de que não há dinheiro para requalificar este troço da rua não faz sentido, já que o Edital Público que anunciava o concurso da obra e respectivo custo, dizia que a requalificação era da rua Marques Gomes e não, apenas, de uma parte.O Bloco de Esquerda lamenta a falta de consideração e desrespeito do Senhor Presidente do Município para com as centenas de pessoas, entre estas crianças e idosas, que diariamente utilizam este troço da rua, ora para levar e buscar as dezenas de crianças que frequentam o Jardim de Infância, ora das dezenas de pessoas, a maioria idosas, que se deslocam à Capela, que são obrigadas a caminhar sobre o pavimento em mau estado de conservação.
Para o Bloco de Esquerda, parece que as obras de requalificação apenas foram feitas para servir as próximas construções que a Câmara vai autorizar na Quinta, ao longo da rua, numa clara cedência aos interesses do Grupo Espírito Santo.